terça-feira, 1 de março de 2011

Curiosidades Dinamarquesas - Bad

You know I'm bad, I'm bad, I'm really really bad.

Bom, não é este bad que estou falando sobre. A pronuncia se parece com "bel" e siginifica banho.
Banho é uma coisa interessante no mundo Dinamarquês, para os adultos, nem tanto, estes tomam banho uma vez por dia, mas acham estranho que no Brasil muitas pessoas acabam tomando banho duas (ou até mais) vezes por dia.

Era a minha segunda noite neste país gelado. A torneira foi colocada para o lado esquerdo, porque como todos sabem, para este lado a água sai quentinha. E assim a banheira começou a se encher. Vergonha de ficar pelado na minha frente não houve, talvez porque são crianças ou talvez porque aqui a nudez não é tratada de uma forma maliciosa. Todos nascemos pelados, não é?

O sabonete líquido, a forma mais comum encontrada por aqui, o que me leva a pensar que até agora não vi nenhum sabonete de barra à venda, somente um na casa dos avós, que pode ter sido adquirido em 1990. Enfim, o sabonete líquido foi espalhado em uma toalhinha e com ela o corpo das crianças foi esfregado.

Mas calma, ainda não acabou não, vem cá vem...uma esfregadinha aqui, uma coçadinha ali, faz a volta põe a roupa e ...alguém sabe como escrever o som que o ratinho do castelo rá tim bum faz quando ele termina a música do banho?

Os cabelos não foram lavados, acho que eles preferiram deixar para a noite seguinte. Mas a noite seguinte não era noite de banho! Banho todos os dias, nas crianças? Você deve estar ficando maluco! Banho aqui um dia sim um dia não, e em alguns casos, só no terceiro dia. E você pensa que pelo menos o cabelo seria lavado todas as vezes.

Sai pelo mundo (mundo = Copenhagen) perguntando para alguns dinamarqueses sobre a frequência de banhos quando estes eram crianças e obtive sempre a mesma resposta...nunca todos os dias! Adultos tomam banho todos os dias, crianças não...mas porque? Ninguém soube me responder.

Ninguém soube, até hoje...ouvi saindo da boca da mãe das crianças que banho todos os dias faz mal para a pele das crianças com menos de 10 anos. Disse quem? Cade o artigo ciêntifico? E o que acontece com as crianças que tomam banho todos os dias? Efeitos colaterais?

Tirando você que tem sérios problemas de acne ou queimaduras ou alergias...dê uma olhada na sua pele, tá caindo? Tá manchada? Tá saindo bolhas por todo canto? Ou tá ai, bonitinha, crescendo pelos (eca) e servindo para proteger a parte interna do seu corpo?

Ps: um dos dinamarqueses me afirmou que o irmão de 13 anos não tomava banho todos os dias. Pense na puberdade e o que meninos de 13 anos gostam de fazer quando atingem ela. Sem mais comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)