São três da manhã em um final de semana, os jovens dinamarqueses se encontram espalhados pelo centro da cidade, isto é próximo a Universidade de Copenhagen e todas ruazinhas que cruzam a Strøget, a maior rua de pedestres da Europa.
As escadas de cinco degrais levam para uma pequena porta em um edifício qualquer, ao descer e abrir a porta é possível encontrar um bar, geralmente com pouca iluminação, algumas cadeiras, mesas e até pequenos sofás. Lugares pequenos como estes abrigam jovens que se reunem com os amigos para se divertir, beber e dançar.
Porém o mais interessante não se encontra dentro dos bares e clubes, mas sim nas ruas. São aqueles adultos, definitivamente velhos demais para festejar com os jovens bebâdos; não que estes não podem se divertir, mas acredito eu que já passaram desta fase e preferem outros tipos de atividades.
Então o traz estas pessoas as ruas? Vestindo suas jaquetas amarelas neon eles andam em pequenos grupos, geralmente de três, carregam consigo um bom humor, boa vontade, camisinhas e baladas de lakris (doce dinamarques não muito apreciado pelos brasileiros que se aventuram por aqui, mas existem suas exceções, por exemplo eu).
São os Night Watchers, um grupo de pais voluntários que revezam suas noites nos finais de semana para manter o bom clima da diversão dos jovens pela cidade. Eles estão lá para acalmar os bebâdos, conversar com os que querem brigar e evitam de chamar a polícia, mas caso seja necessário, os "politi" chegam imediatamente, devido ao forte relacionamento entre eles.
Sem lucro eles vivem pela pura vontade de ver seus filhos, amigos dos seus filhos e estranhos se divertirem de uma forma segura, fazendo deles mais uma curiosidade agradável aos meus olhos de turista, e quem sabe, de uma futura e adotada dinamarquesa.
hauahuahuahau... que bonitinho isso! xD~~
ResponderExcluirNem tão grandes para deixar de gostar dos docinhos dinarmaqueses, nem tão pequenos para não usar as camisinhas! xD~~
Coisa de pai mesmo.... dar camisinha e doce! õO