terça-feira, 19 de abril de 2011

Curiosidades Dinamarquesas - Barnevogn

São quase meio dia, o sol brilha, hoje é um dejligt vejr (dailit veer, algo mais ou menos assim), é mais um bom tempo, é um tempo amável, essas são palavras que saem da boca de um menino dinamarques. E a temperatura, 13 graus, acredite, realmente é um dejligt vejr!


O almoço está na mesa, um pedaço de rugbrød e um copo de suco, foram longos 2 minutos para prepará-lo. E logo após é a hora da soneca. E lá vamos nós para o barnevogn...barn = criança; vogn = carrinho. O carrinho da criança se encontra lá fora e é lá que todos vão dormir. Faça chuva, sol, neve...não importa. A ideia é que o ar fresco faz bem e por este motivo todas as crianças se encontram lá fora para dormir.



Os países da Scandinavia conhecem esta cultura, mas nenhum tanto quanto a Dinamarca. Uma tradição nacional que pelo visto não acabará tão cedo, muito menos tão tarde. Ao colocarem suas crianças no barnevogn pais continuam com seus planos normalmente, isto é, mesmo que seja hora de entrar em um restaurante ou uma loja suas crianças continuam a dormir lá fora, como se fosse a coisa mais natural de se ver...e é!


Faça um passeio entre 12-14 horas e veja com seus próprios olhos carrinhos sendo empurrandos com as crianças a dormir, carrinhos sendo colocados ao lado de vitrines ou janelas com as crianças a dormir.
Claro que o preparo no verão é diferente do inverno, roupas especiais são utilizadas quando a temperatura se encontra abaixo de zero e pode ter certeza, quentinhas elas estão.



Nas creches acontece os mesmos, são carrinhos de madeira, enfileirados um ao lado do outro, geralmente coloridos, onde todos dormem ao mesmo tempo, respirando o ar fresco.


Entre todas as curiosidades esta é minha favorita, a que mais me espantou no começo e a que mais me encanta hoje. Mas agora tenho que ir, são 14:30 e minha Isabella se encontra lá fora, pronta para logo acordar e continuar sua tarde como todas as outras criancinhas dinamarquesas. 



sexta-feira, 15 de abril de 2011

A crise dos 3 meses

Tudo começa com um choro, o mesmo de todos os dias, seus cabelos loiros cacheados perdem o encanto quando por muitas vezes só consegue se ouvir uma palavra ao meio de tantos buááás,  "mor" (significado = mãe; lê-se: moa). A vontade de tê-la em meus braços, brincar e rir é grande, é mais do que ter uma criança que goste de mim, pois isso eu sei que tenho; a vontade é de se sentir útil e fazer o que eu vim aqui para fazer...aliviar a família dos choros, correrias e proporiconar à eles tempo livre.


É a idade, é a língua e também o costume de sempre estar com a mãe...


Lá se foram três meses e junto com eles se foi o novo, o curioso e todo mistério que minha nova vida aguardava. Agora vêm a rotina, os horários da escola, as terças e quintas da natação, os dias do trabalho X e do trabalho Y.


Pedalo à academia esperando encontrar lá uma solução para o meu stress ou pelo menos um alívio, encontro dificuldade no começo, mas devagar percebo que a quantidade de peso na barra trás olhos curiosos, mesmo aqui do outro lado do mundo. E ao finalizar o treino sento em um dos sofás da recepção, tomando minha água achocolatada e ainda recebo um sorriso da loira que se encontra atrás do balcão.


Em casa finalmente conquisto  a pequena e vamos brincar na caixa de areia que se encontra em nosso quintal. Alguns castelos construídos e destruídos, mas o importante é o sorriso e a confiança em segurar minha mão na hora de ir para a rua. Na frente de casa não somos as únicas, vejo bicicletas e escuto as risadas vindo dos vizinhos que também sairam para aproveitar o sol forte, que faz de 10°c ser uma temperatura muito agradável.


São 19hrs, terminamos a janta, tarde demais por estar na Dinamarca, mas é sexta e todo mundo merece um pouco de sussego. Que tal pegar o carro novo e tomar um sorvete próximo ao mar?


Crise? Que crise? No máximo duas horas de stress uma vez por semana. Já se foram três meses e que venham mais quinze, na mesma velocidade e com a mesma intensidade desta rotina de dona de casa.



Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)