domingo, 26 de junho de 2011

Curiosidades Dinamarquesas - Graduação

A Dinamarca se encontra no hemisfério norte, fazendo com que as estações do ano sejam exatamente as opostas do hemisfério sul. Sendo assim, no mês de junho chegou-se o verão! E o verão se significa sol, praia, mar, viagens, passeios, tempo livre...resumindo: FÉRIAS!

Pelo menos para os estudantes; antecedendo as férias chegam as provas e o final do ano escolar. Para alguns isso significa graduação! Primeiramente quero explicar como funciona a escola na Dinamarca. As crianças entram na série 0 com 6-7 anos de idade. Antes disso não são obrigados irem à escola, mas muitos vão para o børnehave (jardim da infância) ou vuggestue (creche, para os mais novos).

São 10 anos de escola obrigatória, portanto do ano/série 0 a 9. Após isso existem algumas opções, como Gymnasium (3 anos de duração), HF (2 anos), bussisness school (2 anos), escolas técnicas, entre outras opções (desconhecidas pela minha pessoa).

Não sei exatamente qual é o programa escolar de cada opção, e isso não é importante no momento, já que desejo falar sobre a festa de graduação e não o que se passa dentro do tédio da escola.


Os alunos que irão se graduar tem o direito a uma festa, um baile, onde vão de casal com alguém da própria sala ou alguma outra pessoa de seu interesse. Sobre esta festa não sei muito, apesar de ter os visto bem vestidos e alguns dirigindo-se ao local de limosine.


O mais interessante são os chapéuzinhos de graduação. Os formandos andam pela cidade com seus chapéus a semana toda, mostrando que finalmente se formaram e estão prontos para seguir adiante a uma universidade ou trabalho. São distinguidos por cores como: bordô (gymnasium), azul (HF), roxo (bussisness school), amarelo (?) e um com uma faixa de bandeiras (para estudantes de escolas internacionais).

Após uma semana usando o chapéu nas ruas, supermercados, transportes públicos e praticamente qualquer outro lugar, eles se reunem no final de semana para passear pela cidade num caminhão. Algo parecido a um trio elétrico (ou um caminhão de transporte de cavalos), eles andam pelas ruas, chamando atenção com gritos e música alta, festejando sua conquista e com certeza bebendo muita cerveja (já que a bebida alcóolica é considerada legal de consumo a partir dos 16 anos, o país do mundo com a idade mais baixa para tal ato).

Nestes links você poderá ver um pouco dessas festas em caminhões:

Independente de ser bonito, feio ou confortável, os chapéuzinhos são muito famosos e esperados por todos para serem usados. Na minha opinião uma cultura que não deve ser esquecida ou deixada de lado, e pelo visto, não será. E no final das contas, ele é um charme...

...concorda?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Go Hard or Go Home!

Sabe aquela dor de quando você tira um band-aid rápido? Se sua resposta for um sim, então você é capaz de imaginar o que eu senti. Demorou mais chegou, aquele sentimento de "mãe quero ir embora"...e como um piscar de olhos, passou!


Deixe-me começar pelo começo.


20:00 - Cheguei na academia, segunda feira, dia de treino de perna! Aquela janta ainda estava em fase de digestão, eu realmente não deveria ter pego mais um pedaço de carne que sobrou de ontem. Mas se tivesse esperado mais 2 minutos para chegar a academia não teria a oportunidade de sorrir com pequenos detalhes que fazem a maior diferença.


20:10 - Pensava em como esse treino de perna me ferrou na semana passada, pois no dia seguinte estava eu correndo para todos os lados no treino de rugby. Sim, disse rugby. Igual uma barata tonta, não sabia muito bem o que fazer. Mas até as baratas tontas conseguem escapar de vez em quando, ou como foi no meu caso, marcar um ponto. Levei meus pensamentos ao momento onde disse que gostaria de entrar no time, isso significaria que não estaria em casa todas as terças, resultando em diversos pontos de conflitos. Foi ai que começou.


20:20 - Não é mais possível treinar perna de segunda, existem dois monstros na academia que também treinam membros inferiores neste dia e tudo que eu preciso se encontra ocupado, e com cerca de 20 minutos de espera. E foram muito mais que 20 minutos que tive que esperar pela resposta sobre minhas terças feiras de pura coragem e no mínimo, futuros roxos espalhados pelo corpo.


20:30 - Como se não bastasse a lotação da noite, a sauna tinha se deslocado dos vestiários para toda a academia, sintia o suor escorrer pelo meu rosto e costas. Aumentando assim meu (mal) humor. Não se contentando com a espera por uma resposta decidi abordar outro assunto  e recebi como resposta que aquele momento, onde crianças corriam pelo quintal, não era o melhor.


20:40 - Estava prestes a desistir do treino, mas algo me manteve lá, e com os aparelhos necessários à disposição encontrei a força para realizar um dos mais dolorosos exercícios. Por alguns instantes pensei em desistir do rugby, de primeira instância o plano parecia que estava prestes a falir, mas me segurei e como recompensa recebi uma resposta positiva e inesperada. 


20:50 - Apesar de chegar a reta final algo ainda estava faltando, e ficou faltando. Deixei para o treino seguinte meus, não tão sagrados (no momento), abdominais. Embora tudo ter se resolvido percebi que uma parte de mim precisava esclarecer o que tinha se passado pela minha cabeça, não é qualquer coisa que tira minha concentração do treino, a não ser que esta "coisa" venha na forma de 1,70m, 60kg e acompanhado de um cabelo loiro escuro.


21:00 - Um banho mais que necessário! Finalmente a temperatura dos chuveiros foram alterados, uma surpresa mais que agradável para uma pessoa que não suporta sentir calor. A troca de temperatura corporal alterou todos meus sentimentos.


Mas, mesmo já me sentindo outra pessoa não poderia guardar para mim uma hora de pensamentos. E foi exatamente por me sentir diferente que fiz o diferente. Reconhecendo quem sou me surpreendi por não esperar o momento de explosão. Como um banho nem quente nem frio utilizei menos de 5 minutos para colocar os problemas em ordem, uma conversa onde foi percebido por ambas as partes que não temos problema algum.


De uma forma muito sutíl precisava relatar que nem tudo é mil maravilhas por aqui. E nunca será. Nem aqui, nem em qualquer outro lugar. Apesar de amar meus treinos, nem todos os dias me sinto disposta para eles. Apesar de amar morar aqui e vivenciar esta experiência, nem todos os dias me sinto disposta para isso.
Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)