E o alarme soa as 7:30, horário cujo eu já me encontro acordada, por trás da minha porta escuto sons de uma pequena criança brincando com a mesa de ferramenteiro, um brinquedo que obviamente foi dado ao seu irmão mais velho e pouco utlizado pelo bom estado e o fato que se encontra dentro de um banheiro.
Me levanto para mais um dia na escola, a qual fico feliz de ir, e se pudesse iria todos os dias da semana, não somente três. A questão é aprender a língua, apesar da maioria ao meu redor me compreender, meu desejo é compreende-los em sua própria língua, muito mais utilizada nas rodas de amigos.
Como qualquer outro curso o importante no momento é saber o básico. E se perguntarem sei muito bem responder meu nome, de onde venho, que lingua falo e até me arrisco no número do celular.
Foi exatamente nos números que me surpreendi; não pelo fato de em uma semana ser capaz de contar até 100, mas pelo modo como se faz isso. Deixando de lado agora meu lado poético (haha) explicarei minha supresa.
en, to, tre, fire, fem, seks, syv, otte, ni, ti, elleve, tolv, tretten, fjorten, femten, seksten, sytten, atten, nitten, tyve...
tyve = 20
Logo 21 seria tyveogen (og = e)...mas nada disso; enogtyve = 21. Portanto umevinte se fosse em português. E assim continua, toogtyve, treogtyve...
E isso eu acho incrível, e continua no 30 (tredive), 40 (fyrre), 50 (halvtreds), 60 (tres), 70 (halvfjerds), 80 (firs), 90 (halvfems) e 100 (hundrede).
É só eu que acho isso incrível e interessante? Com certeza um pouco confuso, mas depois você pega o jeito e fica bem legal!
sábado, 26 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Tilbage
E como demorou para chegar aqui, 22 horas entre aeroportos, voos e espera. A primeira vista foi deslumbrante, como se estivesse em um filme ou dentro dos meus sonhos. Longos vídeos pois tudo me fascinava e as primeiras conversas traziam insegurança com uma mistura de felicidade, pois finalmente olhava nos olhos dos quais se tornariam minha nova família.
1440 horas = 60 dias = 2 meses...se passaram em um piscar de olhos. Sem ao menos perceber as ruas se tornaram familiares, os caminhos já os conheço mentalmente como também nos dias nublados, os de chuva ou como hoje, ensolarados.
A língua já não me parece estranha, muito pelo contrário, me vicia, fazendo com que meus esforços se voltem ao entende-la e aprende-la. E a cada nova palavra, cada nova frase, uma conquista. Compreender as falas infantis tornam a vivência mais enriquecedora.
E a luz do dia hoje se completa com o sol que decide aparecer mais vezes. Duas horas a mais durante a manhã e duas a mais durante a noite. E com cada minuto a mais de luz do dia mais que eu gosto deste lugar, me sinto em casa, me sinto bem e chego a conclusão que sim, eu realmente gosto mais do frio do que o calor.
Dois meses se passaram, não tenho como recuperá-los nem vive-los novamente. Mas não é necessário voltar no tempo quando se sabe que cada minuto que se passou foi vivido intensamente, sem arrependimentos de não ter feito exatamente o que se tinha em mente.
Somente mais 16 meses, dos quais vou vive-los para serem para sempre lembrados. E quem sabe no mínimo só mais 16...quem sabe?
1440 horas = 60 dias = 2 meses...se passaram em um piscar de olhos. Sem ao menos perceber as ruas se tornaram familiares, os caminhos já os conheço mentalmente como também nos dias nublados, os de chuva ou como hoje, ensolarados.
A língua já não me parece estranha, muito pelo contrário, me vicia, fazendo com que meus esforços se voltem ao entende-la e aprende-la. E a cada nova palavra, cada nova frase, uma conquista. Compreender as falas infantis tornam a vivência mais enriquecedora.
E a luz do dia hoje se completa com o sol que decide aparecer mais vezes. Duas horas a mais durante a manhã e duas a mais durante a noite. E com cada minuto a mais de luz do dia mais que eu gosto deste lugar, me sinto em casa, me sinto bem e chego a conclusão que sim, eu realmente gosto mais do frio do que o calor.
Dois meses se passaram, não tenho como recuperá-los nem vive-los novamente. Mas não é necessário voltar no tempo quando se sabe que cada minuto que se passou foi vivido intensamente, sem arrependimentos de não ter feito exatamente o que se tinha em mente.
Somente mais 16 meses, dos quais vou vive-los para serem para sempre lembrados. E quem sabe no mínimo só mais 16...quem sabe?
domingo, 13 de março de 2011
Curiosidades Dinamarquesas - Night Watchers
São três da manhã em um final de semana, os jovens dinamarqueses se encontram espalhados pelo centro da cidade, isto é próximo a Universidade de Copenhagen e todas ruazinhas que cruzam a Strøget, a maior rua de pedestres da Europa.
As escadas de cinco degrais levam para uma pequena porta em um edifício qualquer, ao descer e abrir a porta é possível encontrar um bar, geralmente com pouca iluminação, algumas cadeiras, mesas e até pequenos sofás. Lugares pequenos como estes abrigam jovens que se reunem com os amigos para se divertir, beber e dançar.
Porém o mais interessante não se encontra dentro dos bares e clubes, mas sim nas ruas. São aqueles adultos, definitivamente velhos demais para festejar com os jovens bebâdos; não que estes não podem se divertir, mas acredito eu que já passaram desta fase e preferem outros tipos de atividades.
Então o traz estas pessoas as ruas? Vestindo suas jaquetas amarelas neon eles andam em pequenos grupos, geralmente de três, carregam consigo um bom humor, boa vontade, camisinhas e baladas de lakris (doce dinamarques não muito apreciado pelos brasileiros que se aventuram por aqui, mas existem suas exceções, por exemplo eu).
São os Night Watchers, um grupo de pais voluntários que revezam suas noites nos finais de semana para manter o bom clima da diversão dos jovens pela cidade. Eles estão lá para acalmar os bebâdos, conversar com os que querem brigar e evitam de chamar a polícia, mas caso seja necessário, os "politi" chegam imediatamente, devido ao forte relacionamento entre eles.
Sem lucro eles vivem pela pura vontade de ver seus filhos, amigos dos seus filhos e estranhos se divertirem de uma forma segura, fazendo deles mais uma curiosidade agradável aos meus olhos de turista, e quem sabe, de uma futura e adotada dinamarquesa.
As escadas de cinco degrais levam para uma pequena porta em um edifício qualquer, ao descer e abrir a porta é possível encontrar um bar, geralmente com pouca iluminação, algumas cadeiras, mesas e até pequenos sofás. Lugares pequenos como estes abrigam jovens que se reunem com os amigos para se divertir, beber e dançar.
Porém o mais interessante não se encontra dentro dos bares e clubes, mas sim nas ruas. São aqueles adultos, definitivamente velhos demais para festejar com os jovens bebâdos; não que estes não podem se divertir, mas acredito eu que já passaram desta fase e preferem outros tipos de atividades.
Então o traz estas pessoas as ruas? Vestindo suas jaquetas amarelas neon eles andam em pequenos grupos, geralmente de três, carregam consigo um bom humor, boa vontade, camisinhas e baladas de lakris (doce dinamarques não muito apreciado pelos brasileiros que se aventuram por aqui, mas existem suas exceções, por exemplo eu).
São os Night Watchers, um grupo de pais voluntários que revezam suas noites nos finais de semana para manter o bom clima da diversão dos jovens pela cidade. Eles estão lá para acalmar os bebâdos, conversar com os que querem brigar e evitam de chamar a polícia, mas caso seja necessário, os "politi" chegam imediatamente, devido ao forte relacionamento entre eles.
Sem lucro eles vivem pela pura vontade de ver seus filhos, amigos dos seus filhos e estranhos se divertirem de uma forma segura, fazendo deles mais uma curiosidade agradável aos meus olhos de turista, e quem sabe, de uma futura e adotada dinamarquesa.
terça-feira, 1 de março de 2011
Curiosidades Dinamarquesas - Bad
You know I'm bad, I'm bad, I'm really really bad.
Bom, não é este bad que estou falando sobre. A pronuncia se parece com "bel" e siginifica banho.
Banho é uma coisa interessante no mundo Dinamarquês, para os adultos, nem tanto, estes tomam banho uma vez por dia, mas acham estranho que no Brasil muitas pessoas acabam tomando banho duas (ou até mais) vezes por dia.
Era a minha segunda noite neste país gelado. A torneira foi colocada para o lado esquerdo, porque como todos sabem, para este lado a água sai quentinha. E assim a banheira começou a se encher. Vergonha de ficar pelado na minha frente não houve, talvez porque são crianças ou talvez porque aqui a nudez não é tratada de uma forma maliciosa. Todos nascemos pelados, não é?
O sabonete líquido, a forma mais comum encontrada por aqui, o que me leva a pensar que até agora não vi nenhum sabonete de barra à venda, somente um na casa dos avós, que pode ter sido adquirido em 1990. Enfim, o sabonete líquido foi espalhado em uma toalhinha e com ela o corpo das crianças foi esfregado.
Mas calma, ainda não acabou não, vem cá vem...uma esfregadinha aqui, uma coçadinha ali, faz a volta põe a roupa e ...alguém sabe como escrever o som que o ratinho do castelo rá tim bum faz quando ele termina a música do banho?
Os cabelos não foram lavados, acho que eles preferiram deixar para a noite seguinte. Mas a noite seguinte não era noite de banho! Banho todos os dias, nas crianças? Você deve estar ficando maluco! Banho aqui um dia sim um dia não, e em alguns casos, só no terceiro dia. E você pensa que pelo menos o cabelo seria lavado todas as vezes.
Sai pelo mundo (mundo = Copenhagen) perguntando para alguns dinamarqueses sobre a frequência de banhos quando estes eram crianças e obtive sempre a mesma resposta...nunca todos os dias! Adultos tomam banho todos os dias, crianças não...mas porque? Ninguém soube me responder.
Ninguém soube, até hoje...ouvi saindo da boca da mãe das crianças que banho todos os dias faz mal para a pele das crianças com menos de 10 anos. Disse quem? Cade o artigo ciêntifico? E o que acontece com as crianças que tomam banho todos os dias? Efeitos colaterais?
Tirando você que tem sérios problemas de acne ou queimaduras ou alergias...dê uma olhada na sua pele, tá caindo? Tá manchada? Tá saindo bolhas por todo canto? Ou tá ai, bonitinha, crescendo pelos (eca) e servindo para proteger a parte interna do seu corpo?
Ps: um dos dinamarqueses me afirmou que o irmão de 13 anos não tomava banho todos os dias. Pense na puberdade e o que meninos de 13 anos gostam de fazer quando atingem ela. Sem mais comentários.
Bom, não é este bad que estou falando sobre. A pronuncia se parece com "bel" e siginifica banho.
Banho é uma coisa interessante no mundo Dinamarquês, para os adultos, nem tanto, estes tomam banho uma vez por dia, mas acham estranho que no Brasil muitas pessoas acabam tomando banho duas (ou até mais) vezes por dia.
Era a minha segunda noite neste país gelado. A torneira foi colocada para o lado esquerdo, porque como todos sabem, para este lado a água sai quentinha. E assim a banheira começou a se encher. Vergonha de ficar pelado na minha frente não houve, talvez porque são crianças ou talvez porque aqui a nudez não é tratada de uma forma maliciosa. Todos nascemos pelados, não é?
O sabonete líquido, a forma mais comum encontrada por aqui, o que me leva a pensar que até agora não vi nenhum sabonete de barra à venda, somente um na casa dos avós, que pode ter sido adquirido em 1990. Enfim, o sabonete líquido foi espalhado em uma toalhinha e com ela o corpo das crianças foi esfregado.
Mas calma, ainda não acabou não, vem cá vem...uma esfregadinha aqui, uma coçadinha ali, faz a volta põe a roupa e ...alguém sabe como escrever o som que o ratinho do castelo rá tim bum faz quando ele termina a música do banho?
Os cabelos não foram lavados, acho que eles preferiram deixar para a noite seguinte. Mas a noite seguinte não era noite de banho! Banho todos os dias, nas crianças? Você deve estar ficando maluco! Banho aqui um dia sim um dia não, e em alguns casos, só no terceiro dia. E você pensa que pelo menos o cabelo seria lavado todas as vezes.
Sai pelo mundo (mundo = Copenhagen) perguntando para alguns dinamarqueses sobre a frequência de banhos quando estes eram crianças e obtive sempre a mesma resposta...nunca todos os dias! Adultos tomam banho todos os dias, crianças não...mas porque? Ninguém soube me responder.
Ninguém soube, até hoje...ouvi saindo da boca da mãe das crianças que banho todos os dias faz mal para a pele das crianças com menos de 10 anos. Disse quem? Cade o artigo ciêntifico? E o que acontece com as crianças que tomam banho todos os dias? Efeitos colaterais?
Tirando você que tem sérios problemas de acne ou queimaduras ou alergias...dê uma olhada na sua pele, tá caindo? Tá manchada? Tá saindo bolhas por todo canto? Ou tá ai, bonitinha, crescendo pelos (eca) e servindo para proteger a parte interna do seu corpo?
Ps: um dos dinamarqueses me afirmou que o irmão de 13 anos não tomava banho todos os dias. Pense na puberdade e o que meninos de 13 anos gostam de fazer quando atingem ela. Sem mais comentários.
Assinar:
Postagens (Atom)
Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)