domingo, 26 de junho de 2011

Curiosidades Dinamarquesas - Graduação

A Dinamarca se encontra no hemisfério norte, fazendo com que as estações do ano sejam exatamente as opostas do hemisfério sul. Sendo assim, no mês de junho chegou-se o verão! E o verão se significa sol, praia, mar, viagens, passeios, tempo livre...resumindo: FÉRIAS!

Pelo menos para os estudantes; antecedendo as férias chegam as provas e o final do ano escolar. Para alguns isso significa graduação! Primeiramente quero explicar como funciona a escola na Dinamarca. As crianças entram na série 0 com 6-7 anos de idade. Antes disso não são obrigados irem à escola, mas muitos vão para o børnehave (jardim da infância) ou vuggestue (creche, para os mais novos).

São 10 anos de escola obrigatória, portanto do ano/série 0 a 9. Após isso existem algumas opções, como Gymnasium (3 anos de duração), HF (2 anos), bussisness school (2 anos), escolas técnicas, entre outras opções (desconhecidas pela minha pessoa).

Não sei exatamente qual é o programa escolar de cada opção, e isso não é importante no momento, já que desejo falar sobre a festa de graduação e não o que se passa dentro do tédio da escola.


Os alunos que irão se graduar tem o direito a uma festa, um baile, onde vão de casal com alguém da própria sala ou alguma outra pessoa de seu interesse. Sobre esta festa não sei muito, apesar de ter os visto bem vestidos e alguns dirigindo-se ao local de limosine.


O mais interessante são os chapéuzinhos de graduação. Os formandos andam pela cidade com seus chapéus a semana toda, mostrando que finalmente se formaram e estão prontos para seguir adiante a uma universidade ou trabalho. São distinguidos por cores como: bordô (gymnasium), azul (HF), roxo (bussisness school), amarelo (?) e um com uma faixa de bandeiras (para estudantes de escolas internacionais).

Após uma semana usando o chapéu nas ruas, supermercados, transportes públicos e praticamente qualquer outro lugar, eles se reunem no final de semana para passear pela cidade num caminhão. Algo parecido a um trio elétrico (ou um caminhão de transporte de cavalos), eles andam pelas ruas, chamando atenção com gritos e música alta, festejando sua conquista e com certeza bebendo muita cerveja (já que a bebida alcóolica é considerada legal de consumo a partir dos 16 anos, o país do mundo com a idade mais baixa para tal ato).

Nestes links você poderá ver um pouco dessas festas em caminhões:

Independente de ser bonito, feio ou confortável, os chapéuzinhos são muito famosos e esperados por todos para serem usados. Na minha opinião uma cultura que não deve ser esquecida ou deixada de lado, e pelo visto, não será. E no final das contas, ele é um charme...

...concorda?

Um comentário:

Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)