domingo, 30 de janeiro de 2011

13:00 - 16:00

Com hora pra iniciar, 13:00; e hora para terminar, 16:00 os convites foram enviados. Quatro crianças, oito pais, uma festa, aquelas de aniversário para os aniversáriantes do mês curtirem com os colegas de classe.

Cinco minutos para se proteger do frio; bota, casaco, luva, touca e quem sabe mais um casaco, isso tudo acima da roupa normal que tem direito de 3 camadas de calça e blusas.
Mais cinco minutos para chegar a escola, caminhando lado a lado, ouvindo os planos para aquela tarde.
Em um campinho de futebol, a grama sintética foi coberta por neve que a temperatura abaixo de zero não permitiu derreter.
Os barris feitos de madeira continham sacolinhas, em cada uma doces, separados igualmente para não ocorrer brigas.

Enquanto pais e crianças chegavam, outras pessoas brincavam com uma bolinha, o formato era de basquete, mas o jogo, futebol. Por um segundo voltei para a grama Brasileira, um pai fazendo embaixadinhas, mesmo com as mãos no bolso, meninos correndo atrás da bola e meninas, infelizmente, errando de vez em quando o chute.
Mas o vento frio me trouxe de volta a Europa, não reclamo, a temperatura acima de zero se misturou com o sol e fez deste dia o melhor dos últimos.

Todas crianças que confirmaram sua presença chegaram, foram organizadas em duas equipes, simplesmente porque existiam dois barris, não era uma competição, somente uma brincadeira, organizada através de uma fila e um risco na neve, desenhado pela bota de uma mulher.

Um a um esperou sua vez de bater no barril com o bastão, todos brincaram, se divertiram, riram e no final ganharam o tão esperado doce que caiu no chão assim que a madeira se despedaçou, o responsável por isto ganhou uma coroa.
Não houve discussão, nem briga, nem choro, muito menos desorganização.

A festa continuou na casa de um dos aniversáriantes, chegar até lá caminhando com mais de 20 crianças não foi um problema, só cuidado para não pisar no cocô...o que me faz questionar onde se encontra o dono do cachorro e sua sacolinha para manter a calçada limpa. Nem tudo aqui é perfeito.

Uma mesa de jogos permite você escolher entre air hockey, sinuca e pebolim, mais uma vez o futebol ganhou.
Quatro aniversáriantes, quatro presentes por cada criança, da pra imaginar quem chegará na escola pela manhã mostrando não seu novo lego ou boneco de ação ou carrinho, mas sim seus novos cartões da Champions League, e como antes, mais uma vez o futebol ganhou. Infelizmente a felicidade veio ao ganhar o Messi. Nem tudo aqui é perfeito.

No meio de uma menina morena, um asiático, um ruivo e diversos loiros um violão foi encontrado, e foi ai que me encontrei. E foi ai que me encaixei e me comuniquei.
Onde foi parar a hora de cantar parabéns eu não sei. Como a música soa terei que deixar para uma próxima vez. E a decoração do bolo, cada um fez a sua.
Sai muito após as 16:00, o que me faz pensar que nem tudo precisa funcionar como diz no papel e que as pessoas são maleáveis, como também amigáveis.

Um comentário:

Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)