sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cykel

Tudo começou aos 5 ou 6 anos de idade, quando irriatada com a demora do meu pai decidi aprender a andar de bicicleta sozinha. Então um belo dia pedi (com toda minha gentileza) para o meu pai tirar as rodinhas da minha bike, mesmo ele não tendo tempo de me ensinar.
Naquele dia levei minha bicicleta para o condomínio onde meus avós moravam e decidi que iria aprender sozinha a andar sem rodinhas, e depois de alguns tombos aprendi!


Não tenho certeza se essa história é verdadeira ou não, eu inventava muita coisa quando era criança, mas é a única memória que tenho sobre como aprendi a andar de bicicleta e estou feliz com ela.


Aos 10 anos vi meu amigo Serginho (caso um dia ele apareça por aqui acho que ele ficará feliz em saber que foi minha inspiração) pedalando sem as mãos no guidão! Ele conseguia até fazer curvas! Incrível! E invejável. Portanto lá fui eu tentar, e depois de alguns tombos aprendi!

Quando morava em Dallas até tentava me aventurar a andar de bicicleta a alguns lugares próximos, mas aquele verão de 40 graus era mais do que tortura.


E até para faculdade fui de bicicleta, economizando mais de 5 reais por dia sem contar todo tempo de espera por aquele ônibus. Algo que não durou muito, já que a ida era muito gostosa por ser só descida, mas como tudo que desce na ida sobe na volta eu logo troquei minha bicicleta por uma moto.

Mas felizmente a história não acaba por ai, parece mesmo que ela mal começou.
Enfim chego ao ponto onde desejava. Copenhagen: cidade das bicicletas.

Esta semana estava revendo minhas cartinhas de despedida e eis que encontro isto:

Não sei quanta noção ela (Luane) tinha sobre a verdade de seu desenho, mas de uma coisa ela está certa, nunca andei tanto de bicicleta na minha vida.

Não só eu, mas 36% dos adultos na Dinamarca andam diáriamente de bicicleta. Seja para o trabalho, escola, mercado, estação de trem e até a noite para os bares e clubes. A bicicleta é o meio de transporte favorito da população Dinamarquesa.


Em todo local que você for você encontrará bicicletas, portanto ciclovias estão por toda parte da cidade.
Você encontrará também várias coisas e lugares somente para bicicletas, tais como semáfaros, estacionamentos, pontes, vagões de trem, e muitas lojas.

Gosto muito do contador de bicicletas em uma das pontes daqui. Conta o fluxo diário de bicicletas e o anual. Mais de 3 milhões este ano (somente naquele local).

Bicicletas para mulheres, para homens, para crianças, sem pedal (fofas demais, para crianças aprenderem a se equilíbrar), bicicletas para duas pessoas, com cestinhas pequenas, com cestas grandes (conhecidas de Christiania bikes), com garupa atrás, com "garupa" na frente (alguém me disse que são perfeitas para carregar 2 caixas de 24 cervejas), dobráveis, com cadeirinha para crianças, mountaibikes, aquelas superleves de corrida, bicicletas, bicicletas e mais bicicletas.


Minha bicicleta



Mas porque?
Ecologicamente correto, hmmm, sim. Barato, hmmm, sim. Fácil e rápido, COM CERTEZA!



E por que não andar de bicicleta em uma cidade plana, num dia de sol e uma temperatura agradável de 25 graus?
E por que não andar de bicileta num dia de outono, com muita chuva e um vento que parece estar sempre na direção oposta da sua?
E por que não andar de bicileta com neve no chão, numa dia escuro as 15:30 com uma temperatura de 0 graus?

Não existe dia ruim, hora ruim, tempo ruim ou situação ruim. Bicicletas estão por toda parte em todos os tempos. They are everywhere!


Para a cidade de Copenhagen nós ciclistas somos tão importantes que algumas ciclovias foram alagardas ("roubando" uma pista dos carros) para suportar a quantidade de bicicletas. Em dias de neve os caminhões retiram as neves primeiro das ciclovias e somente depois das pistas para carros. Se um carro vai virar para a direita e uma bicicleta está próxima a atravessar essa mesma rua o direito é da bicicleta e o carro deve aguardar a bicicleta(s) passar primeiro antes de virar.

E é assim que chego a academia, estação de trem, praia, mercado, 16km de muitas pedaladas para o treino de rugby e muitos outros lugares.

Você está olhando para as bicicletas, certo?

E agora umas estatísticas (super legais) sobre bicicletas na Dinamarca:
- 16% das viagens são feitas de bicicletas
- 24% das viagens abaixo de 5km são feitas de bicicletas
- Todo Dinamarques pelada em média 1.1km por dia (eu faço 5km só para ir e voltar da academia)
- 17% dos homens vão de bicicleta para o trabalho ou escola
- 36% das mulheres vão de bicicleta para o trabalho ou escola

  

Se a bicicleta é o transporte do futuro, eu não sei, mas espero que sim (lá se foi o sonho do jet-pack).

Espero que com ela posso pedalar pelas futuras estradas da minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cansado de ler? Me assista no http://www.youtube.com/user/ellencentrica?feature=mhum (pode clicar)